quarta-feira


“inflação de alimentos”

Artigo:
Blog do Tunico

A notícia em pauta hoje é sobre a “inflação de alimentos” no mundo que segundo a FAO(ONU) é culpa da produção de bio-combustíveis. Pura idiotice e falácia, pelo menos no caso brasileiro. A nossa produção de etanol utilizou em 2007 somente 6 milhões de hectares da área destinada ao plantio de alimentos do país que era 62 milhões de hectares. Somando- se a este número a área de pastagens e terras abandonadas/degradadas e impróprias para plantio que é cerca de 220 milhões de hectares, a área dedicada ao plantio da cana de açúcar representou somente 2,13% do total.

E estes 6 milhões de hectares produziram em 2007, 380 milhões de toneladas de cana onde 70% geraram 17 bilhões de litros de etanol (os outros 30% produziram açúcar). Estes 17 bilhões de litros representaram quase 50% do consumo de combustível nos motores dos automóveis, incluindo-se aí o álcool anidro misturado na gasolina.

Assim, para todos os veículos e equipamentos movidos a gasolina do Brasil serem movidos HOJE (hipoteticamente, é claro pois na prática a teoria é outra) exclusivamente a álcool de cana, bastaria utilizar 4,4% da terra disponível para plantio. Existem 96 milhões de hectares de terra sem uso hoje. Precisaríamos então aproveitar 6 milhões (6,25%) destas terras para dobrar a produção de etanol, sem avançar na área produtiva para outras culturas ou pastagens.

Mas daí, sobrariam 15 bilhões de litros de gasolina! O que fazer com isso?

Oras bolas! Que sejam vendidos para quem não produz etanol como nós. Para os americanos, por exemplo. A gasolina deles custa 2,97 dólares por galão e é da boa, não a nossa porcaria. Mas a PeTrobrás produz e vende aqui essa porcaria a 1,39 dólares por litro o que dá 4,72 dólares por galão.

Tirando os impostos e o custo PTBRASIL, que inclui os aloprados pendurados nos cabides de emprego, os “cumpanhero sindicalista” sanguessugas da sociedade, os aliados corruptos e fisiológicos e os incomPTentes que somam 70% disso, daria para vender lá fora por 2 dólares o galão, com margem de lucro de 30%, mais frete e comissão. Quanto de divisas isto geraria? 30 bilhões de dólares! Uma CPMF e meia!

Agora, o Apedeuta vem dizer que inflação de alimentos no Brasil é boa pois significa que o pobre está comendo mais. Por favor, me poupem desta irritação. É muita asneira, ou é gozação e provocação barata de quem não respeita a inteligência e a seriedade do povo que preside, seja por falta de berço e educação ou seja por pura má fé, ou os dois, o que é mais provável.

E na minha opinião, os países avançados que se lixem com sua inflação de alimentos. O problema é que já estão exportando isso para cá em nome da globalização e nós os botocudos como diz o Aluízio, estamos aceitando...